Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cololobus longiangustatus ( G.M.Barroso ) H.Rob. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-05-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie está sujeita a duas situações de ameaça que consideram a degradação do habitat decorrente da implantação de áreas agrícolas, ocorrência de fogo e introdução de espécies exóticas invasoras como principais ameaças. É endêmica dos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro (EOO=146,02 km²; AOO=20 Km²) e está sujeita ao declínio continuo nas regiões de ocorrência.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cololobus longiangustatus ( G.M.Barroso ) H.Rob.;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Vernonia longo-angustata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Cololobuslongiangustatus difere das demais espécies de Cololobus por possuir brácteasinvolucrais com pontas eretas, lobos da corola mais longos que largos; pontas dascerdas dos papus não alargadas, além disso, apresenta tricomas em formato de T ecerdas e glândulas no aquênio (Robinson, 1994).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Ocorre nos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro (Dematteis, 2012).

Ecologia

Cololobuslongiangustatus é uma planta subarbustiva a subarborescente. Folhasalternas, oblongas a obovadas, subcoriáceas. Inflorescênciatirsóide-paniculada, flores (20-30) em capítulos, corola rosa (Robinson, 1994).

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes No Espírito Santo a degradaçãoambiental é a maior causa da diminuição de diversidade e, consequentemente, doaumento no número de espécies ameaçadas, visto que o Estado passou por váriosciclos desde o início da ocupação portuguesa (como o da exploração madeireira,da agricultura principalmente cafeeira, da pecuária, da industrialização e dos reflorestamentos homogêneos). Isto fez com que o Espírito Santo, que possuíaaproximadamente 90% de seu território coberto pela Floresta Atlântica,apresente atualmente cerca de 7% de cobertura original (Simonelli; Fraga, 2007).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como "Vulnerável" (VU) na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Dados de coleta indicam a ocorrência da espécie na Estação Biológica de Santa Lúcia, ES (HSJRP 14273, 11982).

Referências

- ROBINSON, H. Cololobus, Pseudopiptocarpha, And Trepadonia, 3 New Genera From South america (Vernonieae, Asteraceae). Proceedings of The Biological Society of Washington, v. 107, p. 557-568, 1994.

- DEMATTEIS, M. Cololobus in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB109568>. Acesso em: 05/03/2012.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

Como citar

CNCFlora. Cololobus longiangustatus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cololobus longiangustatus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/05/2012 - 19:35:11